Como se organizar nos estudos

3.3.15

Algumas coisas nós aprendemos depois de sofrer um pouquinho, e uma delas é que para evitar aquele stress em períodos pré-provas o ideal é manter seus estudos em dia. 

Quem nunca se viu desesperada(o) com uma pilha de matérias pra estudar com poucos dias antes da prova? Quem nunca esqueceu de fazer aquele trabalho com antecedência e só lembrou em cima da hora? É de arrancar os cabelos... Depois do tempo desperdiçado não adianta chorar, o jeito é focar 100% nos estudos e contar com a sorte.

Então, hoje eu trouxe algumas dicas de como acabar com a tortura de correr contra o tempo mantendo seus estudos organizados! Acredite, só requer um pouquinho de dedicação com um toque especial de organização.






1. Faça um calendário com data de provas e trabalhos
Saber que está em dia com os trabalhos e o tempo que terá pra estudar para as provas te deixará mais tranquila(o). Às vezes é difícil conciliar os seus estudos com a rotina do dia-a-dia. Muita gente trabalha, tem que cuidar das tarefas de casa, faz outros cursos além da faculdade/escola, portanto, ter consciência de que está em dia com as suas obrigações é essencial. Tendo esse calendário em mãos é mais fácil na hora de organizar a sua rotina de estudos, estipulando o tempo que você tem livre para poder determinar a quantidade de horas durante o dia que serão dedicadas para manter as leituras em dia, exercícios ou trabalhos.

2. Tenha sempre os seus próprios cadernos em dia
Manter os cadernos em dia evita a dor de cabeça de pedir cadernos/xerox emprestados. Além de garantir que seus materiais estarão organizados, quando você tem o seu próprio caderno isso te dá uma maior segurança na hora de estudar. Um pouquinho de dedicação no momento de passar os rascunhos pro caderno, ou de organizar as ordens das aulas e as matérias que cairão na prova te pouparão de se preocupar ou de se perder nos estudos. Quando você tiver o seu próprio caderno, isso te garantirá a certeza de que estudou aquele determinado assunto e com certeza isso refletirá nas suas notas, afinal, quanto mais você entender e fixar o que foi lido maior será o seu aprendizado. 

3. Mantenha o foco durante as aulas
Se concentrar durante as aulas é o tipo de coisa que todo mundo sabe que deve fazer, mas na realidade é bastante difícil. É difícil porque a aula é daquela matéria que você odeia, porque você não consegue se desligar dos seus problemas pessoais e isso toma boa parte do seu foco, porque ficar mexendo no celular durante a aula é muito mais interessante, ou simplesmente porque você tem problemas em se concentrar em algo por muito tempo. Eu sofri um bom tempo por não conseguir me concentrar durante as aulas, e isso me causava uma dificuldade enorme na hora de estudar em casa, pois era como se eu estivesse estudando aquela matéria pela primeira vez sem nunca ter ouvido falar antes. E é o que acontece quando você não presta atenção no professor, não absorve nada do que ele está ensinando. Com o tempo eu aprendi que enquanto eu copiava os slides e acrescentava o que o professor estava dizendo eu conseguia me manter focada na aula. E como eu faço se não consigo escrever rápido o suficiente para copiar os slides e o que o professor está dizendo ao mesmo tempo? A minha solução foi levar o notebook para sala de aula, afinal hoje em dia eu consigo digitar muito mais rápido do que escrever.

4. Tire da sua cabeça que estudar é um castigo
Quando você odeia fazer algo que faz parte da sua rotina acaba se limitando. Use os seus pensamentos ao seu favor, não torne estudar uma tortura, porque isso vai te atrapalhar na hora de se concentrar. No momento que você considera algo um castigo acaba consequentemente bloqueia a sua concentração, e isso faz com que você se distraia facilmente. Torne esse hábito prazeroso. Se você conseguir estudar normalmente o tempo que estipulou por dia, posteriormente você não precisará gastar seu tempo de lazer com o estudo. E o tempo de lazer é muito importante, afinal ninguém aguenta ficar 24 horas por dia só pensando nos estudos. E quando você estuda com dedicação colhe somente benefícios.


5. Faça grupos de estudos
Crie grupos de estudos com os colegas que você tem mais afinidade. Uma coisa que facilitou muito a minha vida foi dividir as tarefas com meus colegas de turma. Primeiro eu comecei a estudar junto com um amigo, e nós decidimos dividir as aulas que cada um ficaria responsável por "passar a limpo" escutando as gravações e acrescentando conteúdo dos livros. Deu tão certo que depois criamos um grupo, isso resumiu bastante o trabalho que dá ter os cadernos completos e em dia. Crie o grupo e organize qual aula cada pessoa ficará responsável por compartilhar com o restante. É uma dica que facilitará muito a sua vida.   

6. Evite estudar de véspera

Quando você consegue se organizar aquele desespero 1 dia antes da prova provavelmente não acontece. Acumular toda a matéria vista durante várias aulas para estudar 1 dia antes da prova definitivamente não dá certo. Você não consegue aprender devidamente o que está estudando, atrapalha suas horas de sono e consequentemente atrapalha também a sua concentração durante a prova. Estudando na véspera da prova você não aprende o conteúdo, somente o decora, então terá trabalho em dobro: estudar para realizar a prova e depois ler tudo novamente para realmente entender e poder aplicar no seu dia-a-dia.

7. Use a internet a seu favor

Simplesmente não adianta querer estudar enquanto conversa com alguém ou dá aquela "olhadinha" nas redes sociais, não dá certo! Você perde totalmente a linha de raciocínio quando está focando lendo algo e então seu celular toca avisando que tem várias atualizações chegando, isso te deixa ansioso pra saber o que é e você se dispersa do que estava fazendo antes. Então, quando chegar a hora de estudar, estude! Deixe de lado um pouquinho a vida virtual pra que o seu estudo renda sem nenhuma interrupção. Se você precisar usar a internet para auxiliar nos estudos não tem problema, mas não deixe que o facebook/instagram/whatsapp/snapchat entre várias outras redes sociais te instiguem a "só olhar as atualizações recentes", porque enquanto isso o tempo passa tão rápido que quando você se dá conta já se passaram 1 hora de "olhadinhas nas atualizações". Pesquise coisas sobre o assunto, tire suas dúvidas, use a internet a seu favor.







  

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Google+