23.1.16

O que colocar em prática com o método KonMari


Como de costume no início de cada ano criamos metas para mudar alguns hábitos, tornar nossos dias mais produtivos e principalmente manter a organização em todos os aspectos da nossa vida. Sabendo que o mais difícil de modificar seria a parte de "ser mais organizada" decidi que este seria o meu ponto de partida em 2016. Comecei a ler o livro A Mágica da Arrumação da Marie Kondo para tentar aprender um pouco mais sobre organização. 

A leitura é super rápida e interessante, quando você menos espera já chegou ao final do livro. A autora salienta que para ter sucesso nesse processo de aprendizagem e não sofrer o "efeito rebote" - aquele temido momento pós-arrumação que a bagunça retorna pois você não consegue manter a organização - é preciso seguir a risca o método KonMari.

De início achei as dicas bem atrativas, apesar de não concordar com todo o método em si, então resolvi listar o que pretendo colocar em prática durante o meu ano e compartilhar essas ideias. Preste bastante atenção nos métodos e veja como isso pode te ajudar no seu dia-a-dia e na sua rotina de organização.


1) Arrume direito e de uma vez só
Por experiência própria sei o quanto não dá certo deixar parte da arrumação pro "outro dia", pois a preguiça vence a força de vontade, aquele outro dia nunca chega e toda a bagunça vira uma bola de neve. Então essa é uma dica do livro que realmente vale a pena ser seguida, pois você estará evitando de acumular mais bagunça e nos outros dias só precisará dedicar o seu tempo para manter a organização do que já foi arrumado. Marie diz que "as pessoas acreditam que arrumam absolutamente tudo, quando na verdade apenas guardam as coisas". E faz sentido, quem nunca escondeu a bagunça e achou que estava tudo em ordem?

2) Separe por categoria, não por localização
Marie Kondo nos mostra uma visão que talvez muitas pessoas, assim como eu, nunca tenham parado para pensar: guardamos a mesma coisa em mais de um lugar. Isso faz muito sentido, me peguei pensando nos objetos que arrumo no meu quarto e a quantidade de coisas semelhantes que estão na mesma sala. Vou adotar esse método na minha próxima arrumação da casa, juntar todos esses itens no mesmo lugar, organizá-los, e descartar o que for desnecessário. 

3) Comece descartando e faça tudo de uma vez só
Acho que essa é a principal dica do livro, que é um pouquinho assustadora, principalmente pra quem tem mania de guardas as coisas. Esse método consistem em 1° descartar o que for desnecessário e 2° guardar o que for necessário. Talvez o termo "descartar" seja muito radical, mas existem diversas alternativas para descartar nossos objetos que já não possuem mais utilidade, como por exemplo vender suas roupas novas que você não usa em brechós virtuais. Eu fiz isso com algumas roupas e sapatos ano passado e fiquei bastante feliz por "me livrar" daquelas peças que só estavam ocupando espaço no meu roupeiro. E claro, doe suas roupas também, é sempre bom ajudar alguém e ao mesmo tempo organizar sua vida! Tem uma maneira bem característica que a Marie ensina a fazer para organizar tudo de uma vez só com uma visão geral, ela diz para juntar no chão de um cômodo todas as coisas da categoria que você escolheu para assim poder partir para o próximo passo que é a decisão do que será descartado.

4) Como escolher: deixa você feliz?
Essa parte do livro tenta te mostrar que quando você deseja manter sua casa arrumada e leve não basta só pensar numa casa organizada, e sim numa casa que te faça feliz em todos os aspectos. Quando você tem que descartar alguns objetos não basta apenas pensar na utilidade desses itens, e sim se aquele tal objeto te traz felicidade. E à partir desse pensamento Marie Kondo conseguiu tornar o hábito de manter a organização da sua casa mais leve e tranquilo, pois ela começou a focar no que a fazia feliz, e não nas coisas desnecessárias que precisava descartar. Agora você já sabe, na hora que tiver que decidir o que permanecerá na sua vida, sinta a felicidade que essas "coisas" te transmitem!


Esses foram alguns passos do método KonMari que mais me chamaram a atenção por parecerem simples, mas que quando colocados em prática terem um poder transformador enorme. No livro você encontra muitas outras dicas com passo-a-passo certinho de como começar a arrumar cada categoria, por onde começar, como colocar em prática as mudanças. É muito legal como ela te dá toda a "fórmula secreta" da organização para você só colocá-la em prática na sua casa. Então, se quiserem saber mais sobre esse método de organização leiam o livro!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...