Armário cápsula: como criar paleta de cores

22.3.17


Uma das partes mais legais do armário cápsula é a escolha de uma paleta de cores. A ideia é ter como ponto de partida cores de neutras e a partir delas incluir cores complementares, uma vez que nem só de preto-branco-cinza-nude-repeat vive o nosso guarda-roupa. É aqui que entram as estampas e os acessórios, como bolsas, sapatos e cintos.

Como a ideia a princípio é organizar o armário cápsula a cada três meses, seguir a paleta de cores próprias da estação pode ser uma alternativa mais segura. Mas se você está nessa jornada em busca de autoconhecimento e de um guarda-roupa que reflita sua personalidade, é super válido fazer um teste de coloração pessoal. Tá, mas o que é isso?

Coloração pessoal é um método para descobrir qual paleta de cores combina e valoriza nosso fenótipo, isto é, tons de pele e cor de olhos e cabelos. Segundo esse método, cada pessoa é uma estação: outono, inverno, primavera ou verão. Aí surge aquela dúvida: como descobrir qual minha coloração pessoal? Na maioria das vezes, nossas cores favoritas coincidem com as de nossa coloração pessoal. Sabe aquela cor que você ama e parece dar um up na aparência e quando você veste as pessoas comentam que você está corada e parece bem disposta? Então, muito provavelmente essa cor compõe a sua paleta de cores. No meu caso, é o azul e todas as cores de inverno.

Há um teste muito prático de coloração pessoal. O primeiro passo é descobrir se você é quente ou fria. Você pode experimentar na frente do espelho ou tirar selfies a fim de comparar e se perguntar: eu fico melhor vestindo preto (frio) ou marrom (quente)? Eu fico melhor usando acessórios prateados (frio) ou dourados (quente)? Inverno e verão são consideradas estações de cores frias enquanto outono e primavera são de cores quentes.

Créditos: Vintee5





Quando buscamos inspiração no Pinterest ou em outros blogs, o que mais vemos é fotos de looks branco-preto-cinza. Claro que é importante ter peças de cores neutras, já que elas são mais fáceis de combinar, mas aqui vai uma dica importante: um guarda-roupa minimalista não precisa ser necessariamente monocromático. Além disso, nem todas as paletas de coloração pessoal têm preto e branco, já que são consideradas cores neutras frias, ao contrário de bege e marrom que são cores neutras quentes.

Isso não significa que você nunca mais poderá usar aquela cor que você gosta, mas não te valoriza. Até porque há uma variedade grande de tons de cores. O mais importante é descobrir qual o tom certo, já que cada estação tem variações mais vibrantes ou suaves de determinada cor. Além disso, como o impacto da cor é mais visível quando próximo do rosto, a dica é aproveitar para usá-las em peças de baixo, como calças, saias, shorts ou em acessórios. Descobrir quais cores combinam e valorizam nossa aparência é importante para que nosso guarda-roupa reflita nossa personalidade.

You Might Also Like

0 comentários

Seguidores

Google+